quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Leite de castanhas, Leite de coco e Farofa lowcarb

Já sabemos que o leite de vaca não é a melhor escolha que podemos fazer em nossa alimentação diária, já que não somos um bezerro. O leite estimula fortemente o crescimento dos bebês mamíferos, promovendo para isso a produção de insulina, um hormônio anabolizante, e do IGF-1, hormônio do crescimento. Assim que o filhote já consegue se alimentar de comidas mais densamente nutritivas (cresceu dentes, amadureceu o sistema digestivo e fortaleceu seu sistema imunológico), o aleitamento se torna inútil para os mamíferos. Exceto humanos, que continuam "mamando" leite de vaca por toda a vida, para obter cálcio para os ossos (suspiros lamentosos...)

Nada melhor que o leite materno! Principalmente para filhotes da sua espécie!


Agora, se você já eliminou o leite e seus derivados, obteve bons resultados, mas sente falta de uma misturinha no café ou de uma vitamina de abacate ou mesmo de algo para melhorar a textura de um molho, a solução é o leite de castanhas ou de coco.

Livres de proteínas pouco amistosas, livre de lactose (açúcar do leite, mal tolerado por boa parte da população), livres do efeito insulinogênico do leite de , os leites vegetais (soja não, pelamordedeus! Soja é grão! Elimine os grãos da sua vida já!) te garantem bons nutrientes, equilíbrio metabólico e sabor!

Leite de amêndoas

O preparo é bem simples: para fazer 1 litro, deixe de molho 1 xícara da castanha crua de sua preferência (amêndoas, castanha do pará, de caju, etc.) por umas 4 horas ou mais. Descarte a água em que ficaram de molho, bata-as no liquidificador com 3 xícaras de água e coe em um pano limpo (eu uso uma fralda de pano). Com o coco, proceda da mesma forma, sem a necessidade de se deixar de molho antes.

As fibras que sobrarem da coagem também podem ser bem aproveitadas. Servem de substitutas da farinha em receitas de bolos, cookies e panquecas lowcarb.

Ou em uma rica farofa!! Foi o que almocei hoje! Uma farofa de bacon, ovos, linguiça e cebola, feita das sobra de amêndoa e coco! Saborosíssima e muito nutritiva!

Farofa lowcarb, espinafre e vagem!
Bom apetite!

3 comentários:

Roberto disse...

Como o americano não é bobo nem nada, já é vendido lá fora leite de amêndoas em caixa. Adoçado ou não adoçado :)

Bruno disse...

É, mas tenho medo deste leite de castanhas industrializado. Minha confiança n indústria alimentícia é pequenininha, na verdade....

Ppalits disse...

Ano passado, consumi o leite de amêndoa de caixinha. Tem algumas bruxarias, como espessantes, por exemplo, mas não era de todo mau.