segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Perda de Peso X Emagrecimento

O que quer alguém que está acima do peso, com a circunferência abdominal maior que a dos quadris, com aquela dobrinha nas costas, bem embaixo das escápulas? Quer emagrecer ou perder peso? 

Mas não é a mesma coisa?!

Obviamente, não. Quando subimos na balança, os ponteiros ou os dígitos te mostram um número absoluto. Seus ossos, seus músculos, sua gordura localizada, suas fezes, seus fluídos, sua roupa, tudo é pesado no mesmo pacote. É só fazer um teste com sua balança de banheiro: pese-se assim que se levantar, antes daquele xixizão matinal. Agora, descarregue-se na privada e volte a balança. Comigo, a diferença chega a quase um quilo! Outro teste é se pesar pela manhã e pela noite, há um diferença enorme.

Quem está na luta contra o peso, chega ao disparate de ficar feliz ao contrair um rotavírus. Sobe na balança e vê que perdeu três, quatro quilos por conta da diarreia. Logicamente, que recupera esse peso assim que combate a doença. 

É claro que todos queremos emagrecer, ou seja, ficar magro, o contrário de gordo, enfim: perder GORDURA! E qual o melhor mecanismo para isso?! Passar fome ou se alimentar dos alimentos corretos?!

Vamos pensar na dieta que nos enfiaram goela abaixo em 10 de cada 10 consultórios que procuramos na luta pelo emagrecimento: uma dieta hipocalórica, cheia de produtos light, desnatados, mas ricos em cereais, farinhas (integrais ou não) e adoçantes. Não custa relembrar o que acontece: altos pico de glicemia e insulina circulando a toda. Só que agora, com a restrição calórica por comer menos, o corpo vai clamar por mais energia, sabe como? Com o recurso que a natureza te deu para isso: fome!

Mas você não quer ser taxado de gordo safado. Você tem foco, força e fé! Você come de três em três hora, ora essa! Você nega que está passando fome! Você se sente a própria Scarlett Ohara! Mas não adianta, o estômago ronca e não há quem sobreviva muito tempo assim. Mas o pior nem é isso: com a insulina circulando a toda para controlar sua glicemia, seu organismo não consegue acessar seus estoque de gordura como fonte de energia, mas ele PRECISA de energia. Aí que ele apela para o plano B: seus músculos. 

Então seu peso diminui, você fica feliz porque a balança está te dando retorno! Ledo engano, amiguinho! Você não está emagrecendo! Você está DEFINHANDO!

Agora, vamos a uma abordagem com base evolutiva. Você cortou os carboidratos refinados, cortou os grãos, todo o açúcar (tudo que terminar com "ose": sacarose, lactose, glucose de milho, frutos, maltose, etc.), restringiu suas fontes de carboidratos aos vegetais, nesse primeiro momento deu um tempo nas frutas e nas raízes; está comendo alimentos ricos em proteínas e gorduras. Sua insulina está constantemente baixa porque não há picos de glicemia e seus depósitos de gordura estão acessíveis como fontes de energia. 

Então seu peso diminui, você fica feliz porque não apenas a balança está te dando retorno, mas também a fita métrica! Agora sim, você está emagrecendo! Não há porque seu organismo apelar para seus músculos e há vários motivos para isso: em geral, você não sente fome (essa é uma das maiores, senão, a maior vantagem de uma dieta paleo/lchf/primal) e mesmo se sentir, você estará ingerindo proteínas, matéria prima de seus músculos; seus estoques de gordura estão metabolicamente acessíveis como fonte alternativa de energia, pois seus hormônios estão finalmente regulados, graças a suas boas escolhas alimentares!

Assim, voltamos à pergunta inicial: o que você quer? Perder peso ou emagrecer?!


3 comentários:

Paula Educadora disse...

Eu quero emagrecer por isso decidi fazer escolhas inteligentes e não passar fome! Estou muito satisfeita com este novo estilo de vida. A pergunta que não quer calar é: " como não cheguei a essa conclusão antes?!" Mas, como diz o velho chavão: " antes tarde do que nunca"!

Unknown disse...

Eu super concordo com o post. Mas fico encafifada com minha experincia. Comecei paleo/lowcarb em setembro. E desde entao perdi 8 cm de cintura e as roupas estao muito largas e a diferenca no espelho eh gritante. Porem balanca deu diferenca de -2kg na primeira semana e desde entao fica oscilando em 1 kg pra mais ou pra menos. Como entender sair do manequim 52 para o 48 com 3 kg a menos so??

Ppalits disse...

Essa oscilação de peso pode ser N coisas: hora da pesagem, retenção de líquido, intestino mais preguiçoso... Mas a diferença no manequim, 8 cm a menos na cintura, só tem uma causa: emagrecimento.