sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fígado, ossos e rins em perigo?!

Não sou nutricionista, nem médico nutrólogo, nem nada relacionado à saúde.

Sou um ex-obeso, que não recuperou, nem recuperaria, sua saúde seguindo as orientações retrógradas e equivocadas da grande maioria dos profissionais de saúde, que teimam em reafirmar mitos e crendices do mundo da nutrição, sem o menor embasamento científico.

Quer um exemplo?

Dietas baixas em carboidratos prejudicam o funcionamento do fígado. Não precisa estudar muito para saber que o acúmulo de gordura no fígado, muito comum em portadores de diabetes tipo 2 e em quem desenvolve síndrome metabólica, é causado pelo excesso de glicose e frutose, que se convertem em triglicerídeos e se depositam nas células daquele órgão.

Agora me diga, como uma dieta pobre em carboidratos, que se tornarão açúcares simples, pode fomentar o acúmulo de gordura no fígado?!

Se a resposta for o "excesso" de proteína da dieta, fica mais fácil ainda rebater. Primeiro, poque uma dieta lowcarb NÃO é necessariamente hiperproteica (como já demonstrei aqui). Segundo, mesmo se for rica em proteína, estudos como esse aqui, mostram exatamente o contrário: dietas hiperproteicas combatem a esteatose hepática, nome chique para gordura no fígado.

Quer outro equívoco: Dietas lowcarb prejudicam os rins, justamente por serem mais ricas em proteínas. Essa é ainda mais fácil de derrubar: rins doentes tem dificuldade de excretar substâncias oriundas do metabolismo das proteínas. Ou seja, se você é portador de insuficiência renal, uma dieta com mais proteínas é prejudicial para você.

E se você for um sujeito de rins saudáveis?! Essa dieta "absurda", em que se consome, em média, "incríveis" 20% a mais de proteína que numa dieta tradicional, pode acabar com seus rins?!

Pensar assim, é jogar o indivíduo num silogismo barato: rins doentes não se dão bem com proteína, logo proteínas são prejudiciais aos rins. Se fosse assim, seguindo o mesmo raciocínio, exercícios físicos intensos não fazem bem a um coração doente, logo exercícios físicos adoecem seu coração. Contem outra, preguiçosos!

Mais equívocos? Dietas lowcarb causam perda óssea! (Mais uma vez, confunde-se redução drástica do consumo de carboidratos, em especial dos oriundos de farinha e açúcar refinados, com um aumento descomunal do consumo de alimentos ricos em proteínas). Essa crença vem do aumento da excreção de cálcio pela urina, quando se faz dieta mais rica em proteína. O que os críticos parecem não querer saber é que esse aumento de cálcio urinário não vem da massa óssea, mas do aumento da absorção desse mineral pelo intestino nesse tipo de dieta (quer ler o estudo que diz isso? clique aqui).

Em resumo, algum de vocês me explica como que a retirada de pão, macarrão, massa de pizza, marta-rocha, churros, balas, pirulitos, canudinhos de doce de leite, paletas mexicanas, etc., substituídos por ovos caipiras, carne "verde" (gado que pasta, em vez de viver confinado), toda uma infinidade de folhas e vegetais, pode ter efeito deletério?!

Vocês deviam era pensar fora da caixa!








2 comentários:

Mirella Adriano disse...

Onde vc encontra carne verde??? Mim ajuda

Ppalits disse...

Mirella, apesar de o sistema de confinamento no Brasil estar crescendo, a grande maioria do gado de corte aqui ainda é de pasto. Há umas dicas para se diferenciar a carne de um e de outro: a carne do boi de pasto tem gordura mais amarela e é mais escura, a de ração é mais esbranquiçada; a de pasto não é muito "marmorizada", gordura entre as fibras sabe? A de ração, tem mais essa característica.