sexta-feira, 14 de agosto de 2015

It´s not your fault

Tudo na vida precisa de força de vontade! É óbvio! Mas a mairo força de vontade que você tiver NUNCA será maior do que seu instinto de sobrevivência. Me explico: TODOS, eu repito, TODOS que estão acima do peso e não conseguem emagrecer se sentem culpados e têm certeza de que é sua culpa não conseguir vencer essa batalha.

O médico que lhe recomendou perder peso para controlar a pressão arterial na última consulta, quando você entra no consultório com a mesma circunferência abdominal, te lança um olhar com um misto de pena e acusação. "Seu gordo safado!". ele quer exclamar. E você, recebendo aquele olhar como um soco no diafragma, pensa: "Se eu tivesse me esforçado mais..."

- Você não emagrece, porque você não quer de verdade - disse o rapaz.
- Seu c*! - pensou Eliana.
O que os livros que ando lendo sobre perda de peso me ensinaram de mais importante foi: NÃO ERA MINHA CULPA! A culpa está numa complexo mecanismo de hormônios e sinais cerebrais, sinais esses que são muito mais fortes que qualquer força de vontade, mais forte até que seus sentidos.

Gary Taubes, em "Por que engordamos e o que fazer para evitar?", e agora lendo o livro da Hartwig ("It Starts With Food") explica muito bem isso: o papel dos hormônios, em especial a insulina e a leptina, nos processos de engordar e emagrecer.

Vou tentar explicar alegorica e resumidamente.

Imaginemos que estamos em algum lugar muito quente e úmido, com a sensação térmica batendo na casa dos 45ºC. Porém, temos um sistema de refrigeração eficiente em nossa casa que não deixa a sensação térmica passar de 23ºC, lá dentro. Toda vez que a temperatura passa disso, quando alguém abre a janela, por exemplo, o termostato aciona os ventiladores do ar-condicionado e, pronto, ficamos confortáveis ali dentro.

Quem kiba do Kibe tem 100 anos de perdão?!

Pois bem, o calor é o açúcar no sangue (glicemia), o termostato é o pâncreas, o ar-condicionado é a insulina. No País das Maravilhas, eles funcionam super bem e estamos muito satisfeitos. Mas lá nossa casa, alguém está deixando a janela aberta! Sempre! Toda hora! Aí é fácil imaginar: NÃO HÁ AR-CONDICIONADO QUE DÊ JEITO! Vai até pifar...

É assim conosco: se mantemos nossa glicemia sempre elevada, começamos a ficar resistente à ação da insulina, qual seja, retirar o excesso de açúcar do sangue e depositar nas células, em forma de glicogênio. Como há muito açúcar sempre, não cabe mais glicogênio na célula, então esse excesso de açúcar é transformado em depósito de gordura.

Aí você que adora acusar o gordinho por ser gordinho vai dizer: Mas ele come muito açúcar porque quer! Aí, eu vou te lembrar da postagem de ontem: nossos mecanismos cerebrais, que desencadeiam sensações de prazer ao comer, ainda pensam que não temos comida disponível sempre que quisermos. Ele ainda acha que vivemos nos tempo das cavernas em que um dia tínhamos caça e colheita, mas podíamos passar dias sem ter! Então se é doce, tem gordura e sódio, o cérebro manda comer!

Entendem?! Não é por safadeza! É por um instinto anacrônico de sobrevivência!

Repita comigo, Totoro: A CULPA NÃO É MINHA!!
Aprender isso foi libertador para mim!



Nenhum comentário: