quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Um (breve) flashback

Ciro Franklin, ex-aluno e velho conhecido desde priscas eras, ficou curioso sobre meu plano alimentar. Ciro é educador físico e proprietário de academia em Divinópolis (certo, Ciro?!) e, portanto, está ligado em questões ligadas à saúde, condicionamento físico e bem estar. Para quem, assim como ele, está querendo saber mais sobre essa dieta, vou fazer um breve flashback.

Sempre fui sobrepesado, desde criança eu era o gordinho. No auge da adolescência, dos 15 aos 17, foi quando eu tive a melhor forma, pesando 70kg, já com a altura que tenho hoje, 1,73m. Já adulto, creio que devido a mudanças hormonais, já que os maus hábitos alimentares eu sempre tive, engordei horrores. Cheguei perto dos 110kg. 

Fiz de tudo pra emagrecer: tomei remédios, Vigilantes do Peso, dieta de restrição calórica, matrícula em academias, etc. Os resultados vinham, mas não se sustentavam por muito tempo. E aí, vocês sabem:

"Ioiô, pra cima e pra baixo eu vou..."
Fui ficando mais velho e os problemas começaram a aparecer: hipertensão já era realidade e o diabetes tipo 2 era uma questão de tempo. Com dois filhos bem novos, resolvi emagrecer de novo. Dessa vez, recebi a sugestão de tentar a Dieta Atkins. Fui pesquisar e acabei achando um site sueco que falava sobre LCHF (LowCarb High Fat, ou baixos carboidratos e muita gordura). Doutor José Carlos Souto, um urologista do Rio Grande do Sul, traduziu para o português a postagem mais importante do médico sueco e eu descobri no seu blog muitas evidências científicas para adotar aquela dieta, que a princípio parecia loucura.

Resultado: emagreci tudo que precisava, minha composição corporal se transformou como nunca e enfim eu achei uma dieta capaz de sustentar a longo prazo: a dieta paleo/primal. O ponto-chave dessa abordagem é tentar simular uma dieta mais coerente com a evolução de nossa espécie. Não evoluímos comendo grãos, por exemplo. Os grãos entraram na nossa dieta com o advento da agricultura (período neolítico), o que, em termos evolutivos, é muito recente. Evoluímos comendo alimentos que caçávamos e colhíamos na natureza. Assim, o básico da dieta é plantas e bichos.

Entretanto, é óbvio que não há como viver ou comer exatamente como no Paleolítico, ainda mais numa sociedade refém das indústrias: a alimentícia te adoece para a farmacêutica te curar. Soma-se a isso diretrizes médicas e nutricionais muito equivocadas, baseadas em má ciência produzida na segunda metade do século XX. Por isso, grande parte da população americana (do norte ao sul) se encontra obesa ou com sobrepeso e doente, muito doente.

O propósito de se optar por uma alimentação sem produtos processados, industrializados e que obedeçam uma lógica evolutiva vai além do emagrecimento. É uma questão de Saúde Pública. É uma questão política.

Dúvidas?! Deixe nos comentários!

4 comentários:

Bruno disse...

Conheceras a verdade, e ela o libertará.

Paula Educadora disse...

Você está a um passo muito pequeno de me convencer... estou na "fase do conflito"...kkkk

Ppalits disse...

Experimenta esse de 30 dias, são só 30 dias... Uma coisa eu te garanto: mal não faz

Unknown disse...



vitality male enhancer and super male vitality gnc super male vitality dosent work vitality male alex jones male vitality before after infowars store super male vitality androtrex - natural male vitality heb pharmacy male vitality male sexual vitality herb pharm super male vitality\ mortal combat super male vitality total male vitality infowarssuper male vitality funny judges were amazed that one product was able to do all of the following:Vitality RX Male Enhancement Reviews - Stay Longer & Perform Harder!Vitality Rx Reviews : In our possessed and hot lifestyle each man needs an unrivaled inclusion in the room some way or another. Each man needs a more prominent erection, while others have to use what they have to upgrade their stamina and energy of peaks. super male vitality alex jones review

http://www.cureidea.com/vitality-male-enhancement/