quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vai leite?!

Quem duvida de que o leite é o melhor alimento do mundo?! O leite é uma excelente fonte de energia, tem carboidratos, proteínas e gorduras em quantidades significativas para fazer uma filhote de mamífero triplicar de tamanho em questão de semanas! O leite, além dos macrocnutrientes, traz substâncias bioativas que, além de promoverem um crescimento massivo dos filhotes, ajudam a otimizar o seu sistema de imunidade.



E aí está um ponto crucial sobre o leite: um alimento extraordinário PARA FILHOTES!! Uma vez crescidos e devidamente desmamados, não há mais necessidade do leite. Agora, temos dentes, um sistema digestivo que funciona e o sistema imunológico completo. Podemos, portanto, ter acesso a alimentos densamente nutritivos que nos fornecerão os nutrientes necessários.

Leite de vaca então?! EX - CE - LEN - TE, se você for um bezerro.

80% das proteínas do leite de vaca é Caseína, a fonte proteica que o bezerrinho ao digerir transforma em músculo, tendões, pele, pelos, hormônios, ossos e dentes! São proteínas específicas para eles crescerem! Entretanto, em humanos, a caseína pode causar reações alérgicas, mais ou menos severas, e ainda piorar quadros como os de asma e alergias.

As outras proteínas do leite estão presentes no soro, o agora-famoso e "nouveau-riche" WHEY! Essas são uma mistura de imunoglobulinas, hormônios (como insulina, estrógeno e o IGF-1, sigla de Insulin-like Growth Factor-1, ou simplesmente hormônio do crescimento.). Soma o soro do leite com a lactose, o açúcar do leite, e temos um detonador de insulina no nosso corpo. E tem sentido de ser, já que a insulina é anabólica, ou seja, faz crescer e o leite, como alimento de filhotes, tem essa importante missão. Entretanto, para quem já sofre de síndrome metabólica, como boa parte da população adulta, definitivamente, não é uma boa pedida!

O IGF-1 é uma das principais causas da acne


Vamos aos carboidratos do leite: a lactose! Como a sacarose, a lactose também é um dissacarídeo: glicose + galactose. Para quebrar essa molécula e dividi-la em seus açúcares simples é usada uma enzima chamada lactase! Se você não produzir lactase suficiente para isso, você é um daqueles intolerantes à lactose. Cólicas, gases, diarréias são suas companheiras inseparáveis. Ou seja, mexe com nosso segundo cérebro, o intestino. Intestino não vai bem, o corpo todo padece!

MAS E O CÁLCIO?! MEUS OSSOS VÃO SE QUEBRAR SE EU PARAR COM O LEITE!!!

Vamos lá: Primeiro, a saúde de seus ossos NÃO depende só de cálcio, mas de um complexo de vitaminas como C, D3, K, além magnésio e fósforo. Assim, não é só a ingestão de cálcio que interessa para mantes ossos fortes. E segundo, há fontes de cálcio muito mais eficientes, mais biodisponíveis que o leite e seus derivados.

Vocês sabiam que os EUA tem a maior taxa de osteoporose do mundo? E que os norte-americanos são os que mais consomem e suplementam cálcio no mundo?!



SOCORRO! UM PARADOXO!

Nem é, Vejam só:

A questão não é a ingestão de cálcio, mas o quanto desse mineral é de fato absorvido pelo organismo. Os fitatos, que são antinutrientes presentes nos grãos, dieta pobre em proteínas e o avanço da idade interferem diretamente na absorção do cálcio! E outra, vitaminas como K e D3, importantíssimas para a saúde dos ossos são lipossolúveis, ou solúveis em gorduras.

E como é a dieta recomendada por 8 em cada 10 profissionais de saúde?! Sim, pobre em gordura, pobre em proteínas e rica em grãos! Pode tomar litros de leite e tomar pílulas e mais pílulas de cálcio, que não vai adiantar! Não vou nem entrar na questão do cálcio em excesso, que pode causar desde pedra nos rins até a morte!

Em compensação, numa dieta baseada em comida-comida-mesmo, você tem outras tantas fontes de cálcio: couve, espinafre, mostarda; além dos frutos do mar, peixes (sardinha, salmão, por exemplo); caldo de mocotó; e castanhas!Tudo isso te fornece o cálcio, as vitaminas e os minerais necessários para a saúde de seus ossos. E sem caseína. E sem lactose.

MAS EU ADOOOOORO LEITE, QUEIJOS E IOGURTES!

A fermentação do leite minimiza alguns de seus problemas, pois os lactobacilos se alimentam da lactose e de parte das proteínas no processo de fermentação. Dessa forma, queijos e iogurtes costuma ser mais bem tolerados que o leite puro, pela maioria das pessoas. Além disso, iogurtes naturais (eu disse IOGURTE NATURAL, não disse DAN'UP, ACTIVIA, CORPUS, etc... Leiam lá nas suas embalagens, são sobremesas lácteas, bebidas lácteas ou qualquer coisa que o valha) fornecem boas bactérias para nosso intestino, para o nosso microbioma. Se você os tolera bem, podem ser uma opção.

Com conhecimento nas mãos, é mais fácil fazer boas escolhas!

Nenhum comentário: