terça-feira, 18 de agosto de 2015

Saber não ocupa lugar!

Na postagem anterior, afirmei que leitura, pesquisa e embasamento científico (boa ciência, claro) é fundamental para o sucesso. Fui me interessar pelos processos bioquímicos e metabólicos depois que aderi ao LCHF/Paleo.

Aliás,  creio que você só se convence de verdade e tem coragem para aderir a dietas como essa, que vão de encontro às diretrizes nutricionais vigentes, caso entenda minimamente como se dá o emagrecimento. Quem não pensa que vai comer maçã de peito e aquela gordura amarelinha vai parar direto na sua artéria? Eu também achava.

Ai, minhas coronárias!

Pois bem, aprendi que eu não ficaria gordo comendo gordura, nem ficaria verde comendo verdura. 

O grande problema é que a dieta ocidental tradicional se industrializou fortemente nos últimos 50, 60 anos. E essa é a grande causa da epidemia de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, etc. Meus avós, por exemplo, não reconheceriam como comida um bolinho ana maria, um miojo, fandangos, activia. Comida para eles era arroz, feijão, legumes, carne, ovo, frutas e raízes. Em vez de trigo, polvilho. Em vez de açúcar refinado,  rapadura e melado. Em vez de óleo de soja, banha de porco. Agora, vá atrás daquelas fotos de família da primeira metade do século passado e conte quantos eram obesos?!

Olha esses bancários, em 1970! Todos "slim"!!


Ah, mas eles trabalhavam na roça, trabalho braçal, andavam longas distâncias a pé, não tinham tevê, muito menos controle remoto, computadores, smartphones, não ficavam com a bunda plantada no sofá por horas, como nós... 

Eu também já quis por a culpa do meu sobrepeso na falta de exercícios. Exercícios são muito importantes sim, mas para a saúde, não exatamente para emagrecimento. Recomendo a leitura desse artigo (clique aqui) do Dr. Luis Cláudio Correa, médico cardiologista, professor da UFBA. Ali, ele explica que não há evidência científica de que exercícios emagreçam, mas que o emagrecimento está fortemente ligado á dieta (a palavra "dieta" vem do grego, e significa "estilo de vida"). 

Ah, mas blog aceita qualquer coisa, você mesmo não é médico nem nutricionista e fica aí falando de dieta.. eu posso montar um blog chamado de "A dieta do M&M" e dizer que M&M emagrece... 

Sim, papel e internet aceitam qualquer coisa, é verdade. Mas esse mito de que ficamos gordos não por culpa da coca-cola com ruffles, mas porque somos sedentários foi derrubado por um estudo sério, um ensaio clínico randomizado, a mais alta categoria de ensaio clínico, publicado no New England Journal of Medicine, que você pode ler clicando aqui!

Inclusive, isso é outra maldade que se faz com o gordinhos, mandarem que eles façam atividade física! Gente, não dá! Não dá pra correr, nadar, pular com sobrepeso. Os médicos e nutricionistas mandam o sujeito passar fome, mesmo comendo de três em três horas, limitar as porções e ainda fazer exercício, que dá uma fome do cão! Crueldade, poxa!! É claro que não vai dar certo!



Primeiro, porque a dieta não se sustenta a longo prazo. Fome não se sustenta a longo prazo! Segundo, porque está provado cientificamente que exercício não emagrece, melhora sua saúde em muitos aspectos, mas não faz desaparecer as adiposidades, se não estiver associado com dieta! 

E dieta de fome é simplesmente impossível de se levar para a vida toda!

Nenhum comentário: